Tecnologia 5G irá levar internet a mais de 70% de propriedades rurais no Brasil

De acordo com o IBGE, 3,64 milhões de propriedades rurais no Brasil ainda operam sem conexão de internet, enquanto apenas 1,43 milhão de propriedades estão conectadas.

Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a ampliação de 25% na conexão do campo, a produção bruta da agropecuária no Brasil deverá crescer 6,3%. Esse aumento terá impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que pode crescer R$ 6,5 trilhões a mais até 2035, conforme previsão da consultoria Omdia.

Isso porque o 5G possibilitará aos produtores o acesso a uma série de benefícios, como a conexão de máquinas por meio da internet das coisas (IoT), da inteligência artificial (IA), a M2M (Machine to Machine – transferência de informações entre equipamentos e ações executadas de forma autônoma) e a big data – um sistema de banco de dados que permite o armazenamento de grande quantidade de informações, permitindo tomadas de decisões muito mais assertivas, com base em informações muito mais precisas.

O Brasil é líder e referência mundial no agronegócio, por isso, precisa investir em tecnologia para que esse crescimento econômico e desenvolvimento sustentável aconteçam.

Outros Artigos