O avanço das tecnologias vem impulsionando as indústrias e a produção como um todo no Brasil e no mundo. Nos últimos anos vimos a Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) crescerem exponencialmente e contribuírem para o desenvolvimento de grandes empresas. Recentemente, percebeu-se que a união entre IA e IoT pode potencializar ainda mais a produtividade.
O que é Inteligência artificial das coisas (AIoT)?
Inteligência artificial das coisas (AIoT) é a combinação entre inteligência artificial e a infraestrutura da Internet das Coisas. Essa fusão serve para utilizar os dados obtidos pelas tecnologias da internet das coisas e, em seguida, aproveitar-se da inteligência artificial para a tomada de decisões assertivas no menor tempo possível.
Por isso a AIoT é a aplicação da inovação tecnológica mais avançada que se pode alcançar até agora.
Como funciona a Inteligência artificial das coisas?
A união dessas tecnologias funciona potencializando os benefícios de ambas. A IoT coleta, armazena e processa dados que são enviados a um sistema. Em seguida, a IA entra em cena para utilizar esses dados em tomadas de decisão com pouca ou nenhuma interação humana.
Os dispositivos que se integram a esse ecossistema passam por processos permanentes de aprendizado para otimizar e potencializar esses resultados. Dessa forma, as tomadas de decisão acontecem praticamente em tempo real e com base no histórico da empresa.
O resultado é uma melhoria contínua dos processos que gera, ainda, um aumento de produtividade e economia nas empresas.
Como aplicar a AIoT no seu negócio?
A AIoT é uma combinação de tecnologias que já está impactando diversos negócios no Brasil e no mundo. Visto que cada empresa tem sua funcionalidade e seus desafios, não há uma única maneira de aplicar a AIoT. A utilização deve seguir as necessidades da empresa.
Um projeto de AIoT deve começar por um estudo para identificar as necessidades e oportunidades do negócio. Em seguida, é possível desenvolver a melhor aplicabilidade para cada caso em específico.
O avanço do 5G no Brasil deve potencializar a adoção da AIoT, visto que é necessária uma conexão para que os dispositivos possam se comunicar entre si e processar as informações. A implementação do 5G promete maior velocidade e latência extremamente baixa nas conexões de dispositivos à Internet, permitindo processamento de dados próximo em tempo real.