Como a automatização contribuiu para o agronegócio alcançar participação expressiva no PIB brasileiro de 2021

agronegócio_PIB_automatização

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021. É o que aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em virtude do clima, o desempenho do agro representou 27,4% do PIB do país no ano passado. Esta foi a maior participação desde 2004, quando o setor alcançou 27,53%.

automatização no agronegócio

A alta foi puxada pelo preço das commodities. Sendo que o setor agrícola avançou 15,88%, enquanto a pecuária sofreu queda de 8,95%, em 2021. O Cepea afirmou que o expressivo incremento dos custos de produção elevou o desempenho do segmento de insumos, fazendo com que o avanço da renda na agricultura ficasse limitado a esse patamar.

O aumento na produção nacional de fertilizantes também contribuiu para o crescimento do setor. O primeiro semestre do ano foi o melhor para o agronegócio, sendo o último trimestre o mais crítico, com o PIB do agronegócio caindo 2,03%. Mesmo assim, a média anual ficou em alta.

Esse crescimento demonstra a necessidade de seguir investindo no campo. A automatização dos processos industriais pode ser o fator chave para maximizar os resultados.

A implantação de tecnologias no campo que permitam uma análise de dados e automatização de sistemas e processos faz com que o dia a dia torne-se mais inteligente. Dessa forma, gerenciar pessoas e processos se torna um trabalho mais preciso e otimizado.

automatizar agronegócio PIB

Com menor necessidade de intervenção humana, diminuem os erros e potencializam-se os lucros. Entre em contato conosco e descubra como a Conceitto desenvolve soluções personalizadas e inovadoras, aliando tecnologia, qualidade e velocidade de entrega.

Automatizar para gerar valor: esse é o nosso Conceitto.

Outros Artigos